A Microsoft prepara-se para o grande lançamento do seu novo sistema operacional, o Windows 7, que sengundo eles, será a mais notável actualização depois do Windows XP de 2001. Na realidade, muitas inovações e funcionalidades foram anunciadas para este novo sistema operacional, mas a equipe do TechRepublic, especialmente do blog 10 Things, acreidita que o Windows 7, assim como foi o Windows Vista, será mais um fracasso da empresa criada por Bill Gates, e ainda deixam 10 motivos para tal.
1. O Windows 7 é muito parecido com o Windows Vista
O Windows Vista é um sistema operacional ruim! O seu sistema de segurança é incômodo e aquela interface chega a atrapalhar o usuário. A grande novidade é que o Windows 7 será muito parecido com o Windows Vista, logo, também será ruim. O Windows 7 traz várias mudanças no core do sistema, mas usuários normais não costumam ligar muito para mudanças internas, apenas a interface é que é visível a todos;
2. Windows 7 é caro
Os sistemas operativos estão cada vez mais caros, assim como os requisitos de hardware mínimos para poder rodar tais sistemas operativos. Sabe-se que quem possui Windows Vista não precisará de praticamente nenhum upgrade de hardware para poder ter o Windows 7 funcionando, mas o facto é que grande parte dos usuários ainda está usando o Windows XP, e quem garante que eles estarão dispostos a investir em um novo hardware para o Windos 7? Aproveito e convido a ver a configuração do Hardware do meu primeiro PC, que usava até Maio deste ano para escrever posts. Fiz um pequeno Upgrade, mas não é suficiente nem para 5% do Windows 7!
3. Windows XP ainda é muito popular
Dissemos no ponto 2 que o Windows XP ainda é o mais popular de todos os Sistemas Operativos da Microsoft, e logo o mais popular sistema operativo para micro-computadores. De facto, segundo pesquisas, mais de 70% dos usuários profissionais do Windows possuem o XP instalado. Dizia-se que o Vista tiraria o XP da jogada, mas não aconteceu. O Windows XP terá suporte oficial da Microsoft até 2014, será que depois disso os usuários vão finalmente deixar de usar este sistema operacional? O Windows 2000 continuou “no game” até hoje, mesmo sem suporte da Microsoft.
4. As versões do Windows 7 são muito confusas
Se acompanha os lançamentos da Microsoft, com certeza ficou a saber que o Windows Vista vinha em muitas versões: Home, Ultimate, Professional e sei lá mais o quê! Isto vai se repetir ou quem sabe piorar com o Windows 7. O problema aqui é que fica difícil para o usuário normal escolher qual versão adquirir. Professional ou Ultimate? Ou quem sabe o Starter seja suficiente para si? Você pode correr o risco de comprar o Starter, sem saber que esta versão é apenas para Netbooks, e ai acusam o seu Desktop gigante de pedofilia! Segundo o 10 Things, a única versão do Windows 7 que deveria ser realmente comercial é a Ultimate, já que é a única que traz todos os recursos disponíveis.
5. Não é possível fazer upgrade a partir do Windows XP
O que mais dizer? Tem Windows XP? Compra novo Windows 7, nada de fazer upgrades a preços promocionais! Vai encarar?
6. Não é a solução ideal para Netbooks
Ok, o Windows 7 Starter Editions foi concebido especialmente para Netbooks, mas as restrições impostas a esta versão a tornam numa das piores alternativas para usar em Netbooks. Sabe-se que a Microsoft já removeu a restrição do “três aplicações ao mesmo tempo”, mas restaram muitas outras, talvez piores que essas, como a não existência do “modo de compatibilidade” para outras aplicações.
7. Aplicações com Autenticação única darão problemas
Aplicações que usem autenticações com cartões especiais, sistemas biométricos ou VPN terão de ser actualizadas para oferecer suporte a Windows 7. Sendo assim, aplicações que não foram concebidas para ser actualizadas não poderão ser migradas para o Windows 7, sob o risco de não ser compatível, logo algumas empresas estarão proibidas de migrar para Windows 7, a não ser que estejam dispostas a desenvolver novos aplicativos internos.
8. Existem alternativas muito melhores
A Apple lançou o Snow Leopard, apesar de alguns considerarem o Windows 7 mais seguro que o Snow Leopard, esta pode ser uma alternativa ao produto da Microsoft. Indo para o mundo Open Source, algumas distribuições do Linux estão melhores que numca. A que eu uso agora, o Ubuntu, toma conta do recado e faz tudo o que deve fazer, logo, eu não tenho motivos para migrar para Windows 7.
9. O recurso XP mode pode não ser a solução para você
Se você precisar executar uma aplicação que só é compativel com o Windows XP no Windows 7, existe uma solução, a virtualização. O problema dessa solução(problema da solução!) é que você precisará de um Hardware que inclua pelo menos 2 GB de RAM, entre outros requisitos. A Microsoft deixou claro que nem todos os PCs estarão em condições de usar a virtualização. Para piorar, apesar de ser gratuito, você terá de fazer o download da versão do Windows XP que pode ser virtualizada, e este download só é compatível com as versões Professiona, Ultimate e Enterprise do Windows 7.
10. O DRM está a sua espera
Você sabe o que é DRM? Se não, não vai gostar de saber! Se não gostar de saber, não vai querer migrar para o Windows 7! Veja por si mesmo o que significa DRM, e depois diga nos comentários se você está disposto a migrar para o Windows 7.Está realmente disposto a migrar para Windows 7? Compartilhe a sua opinião











Comentários Recentes