Criando o banco de dados para o sistema de gestão de férias de funcionários

147 0

Então vamos logo para o contexto do artigo de hoje. Um banco de dados para um módulo em Xoops tem uma estrutura muito bem definida, e que deve ser seguida. Caso contrário teremos sérios problemas na hora de usar o módulo. Veja alguns módulos para ter a noção de como o banco de dados está organizado.

Lembra-se da estrutura dos diretório que definimos a pouco tempo aqui? Pois então deve se lembrar que ali tinhamos um diretório sql, onde dissemos que seriam definidas todas as tabelas do nosso banco de dados. Dentro deste diretório criaremos um ficheiro mysql.sql, pois iremos usar um banco de dados mysql em nosso sistema. Se fossemos a usar sqlite por exemplo, teriamos de criar um ficheiro sqlite.sql. Dentro deste ficheiro é que serão definidas as tabelas a acrescentar ao site Xoops, e que farão parte do nosso sistema.

Vou deixar aqui o conteúdo do ficheiro já criado, para que você possa ter noção da criação das tabelas para um módulo Xoops.

#

# Estrutura da tabela setor

#

 

CREATE TABLE ferias_setor (

id int(8) unsigned NOT NULL auto_increment,

nome varchar(255) NOT NULL default '',

 

PRIMARY KEY (id)

) TYPE=MyISAM;

 

#

# Estrutura da tabela faltas

#

 

CREATE TABLE ferias_faltas (

id int(8) unsigned NOT NULL auto_increment,

eid int(8) unsigned NOT NULL default '0',

date int(10) NOT NULL default '0',

just int(3) unsigned NOT NULL default '0',

PRIMARY KEY (id),

KEY eid (eid)

) TYPE=MyISAM;

 

#

# Estrutura da tabela periodo

#

 

CREATE TABLE periodo (

id int(8) unsigned NOT NULL auto_increment,

eid int(8) unsigned NOT NULL default '0',

dinicio int(10) NOT NULL default '0',

dfim int(10) NOT NULL default '0',

dfimc int(10) NOT NULL default '0',

status int(3) unsigned NOT NULL default '0',

PRIMARY KEY (id),

KEY eid (eid)

 

) TYPE=MyISAM;

Podemos notar aqui alguns fatos a ter em consideração:

  • Os nomes das tabelas são antecedidos pelo nome do módulo. Esta medida serve simplesmente para evitar alguns constrangimentos durante a instalação do módulo. Imagina que por exemplo já temos uma tabela faltas no nosso sistema Xoops, então teriamos problemas em criar a tabela faltas para o nosso sistema.
  • Aqui não definimos o nome do banco de dados, pois o Xoops já tem um banco de dados e o que precisamos fazer a acrescentar algumas tabelas para o nosso sistema em particular.

No próximo artigo mostrarei como testar este ficheiro para ver se está tudo bem. Se não estiver faremos as correcções necessárias.

(Visited 28 times, 1 visits today)