Factores que deve ter em conta ao escolher um bom CMS

253 0

Quem cria algo na internet hoje em dia, quer seja um portal, um blog ou um fórum, quer com certeza ter alguma facilidade no seu trabalho. Buscando por esta facilidade, geralmente recorremos a um sistema de gerenciamento de conteúdos para nos auxiliar na tarefa de construção da nossa “infra-estrutura”. O problema é que actualmente existem uma infinidade de sistemas de gerenciamento de conteúdos, os chamados CMS, existentes no mercado, o que de certa forma atrapalha a nossa escolha. Neste artigo pretendo trazer alguns factores que eu acho importantes para a escolha de um bom sistema de gerenciamento de conteúdos para o seu projecto, quer seja ele um blog, website, fórum, rede social,etc.

Antes de você escolher o sistema de gerenciamento de conteúdos que vai usar no seu projecto, você deve ter a lista de objectivos bem definida para este projecto. O que você pretende publicar no site que quer construir? Qual será a sua audiência? E outras perguntas do gênero. Caso você não tenha definido estes objectivos, corre o risco de fazer grandes investimentos em termos de dinheiro, enquanto um blog no blogspot é o máximo que você precisava!

É claro que as caracteristicas que você deverá observar nesta missão de escolher um bom cms para o seu projecto dependem do tipo de projecto. Existem CMSs específicos para um dado tipo de site, outros são mais abrangentes, podendo ser usado em vários tipos de projectos diferentes. Aqui analisaremos algumas questões que achei importante tomar em consideração. Este artigo foi baseado num artigo em Inglês, publicado no blog SmashingMagazine no mês de Março. Eu decidi tocar no assunto, acrescentando alguns detalhes, como os exemplos de CMSs e referências para cada caso analisado.

1. A funcionalidade do sistema

 

Quando as pessoas pensam num sistema de gerenciamento de conteúdos, imaginam logo as funções básicas como inserir, apagar, editar e organizar páginas dos seus sites. Praticamente todos os sistemas de gerenciamento de conteúdos fazem isso, mas temos que garantir também que eles façam isso de uma forma o mais agradável e intuitiva possível.

Nem todas as plataformas de blogging possibilitam ao blogueiro organizar e gerir as páginas em uma hierarquia. Aliás, nos meus tempos de Blogger , o sistema não tinha opção de criação de páginas estáticas. Os posts são gerados e organizados automaticamente em função da  categoria ou data. Em alguns casos, esta configuração é suficiente. Estas limitações são de facto incorporadas para que se possa simplificar a interface do sistema, e torna-lo simples e fácil de entender e usar. Em alguns casos, como o meu, que gosto de investigar novas funcionalidades sempre, esta limitação foi tão frustrante que actualmente não uso mais o Blogger para nenhum blog!

Considere analisar com cuidado as funcionalidades que você precisa para o seu novo projecto. Note que se por acaso você acha que não necessita da possibilidade de organizar e estruturar as páginas pessoalmente agora, você poderá precisar no futuro, por algum motivo. Então neste caso, terá de procurar por um sistema que dê a possibilidade de completar estas funções básicas.

Questione-se antes como é que o sistema faz para executar estas funções básicas, pois existem vários CMSs no mercado, mas muitos possuem uma forma particular e distinta de completar as tarefas básicas que precisamos num sistema de gestão de conteúdos ideal.

Em termos de funcionalidades, acho o Xoops um sistema de gerenciamento de conteúdos bastante completo, para além de ser facilmente customizável.

2.Os editores dos sistemas de gerenciamento de conteúdos

Um dos factores que se devem tomar muita atenção ao escolher o sistema de gerenciamento de conteúdos ideal para os seus projectos, é sem dúvidas, o editor. Quase todos os sistemas de gerenciamento de conteúdos trazem um editor gráfico, os chamados editores WYSIWYG. O editor é a ferramenta pelo qual adicionaremos e modificaremos os conteúdos do nosso site ou blog, daí a importância de ter um editor que vá de acordo com as nossas necessidades. Você pode, por exemplo, não precisar de um editor gráfico para o seu blog ou site, por algum motivo qualquer.

Na verdade, alguns editores gráficos podem atrapalhar quando queremos ter o controlo geral sobre a estrutura dos nossos textos.Não é aconselhável ter um editor que interfira muito na aparência do seu conteúdo final. Editores são para adicionar conteúdos, mas sem intereferir muito na sua aparência.Indo para os sistemas de gerenciamento de conteúdos mais comuns que eu já testei, o WordPress vence na questão dos editores no geral. O editor do WordPress, para além de me parecer leve e bonito, ainda é muito eficiente na manipulação do conteúdo.

Temos ainda editores que funcionam em vários sistemas de gerenciamento de conteúdos, como o caso do TinyMCE, que além de ser o editor padrão no Joomla, é também editor opcional do Xoops. Pessoalmente não gostei muito do editor padrão do Xoops, apesar de ser muito útil em algumas horas. Foi no Xoops é que eu notei muito bem qual a importância de cada um dos editores. Veja que por default, meu site baseado no Xoops o editor padrão é o TinyMCE. Mas em alguns momentos, principalmente quando pretendo adicionar algum código Javascript em algum lugar usando o editor, o tinyMCE não dá conta do recado, e tenho de trocar para o editor padrão do Xoops, que não possui funcionalidades suficientes para editar textos e imagens visualmente, por exemplo, mas por sua vez, é um bom gerenciador de código fonte puro. Antes do TinyMCE, já usei também o FCK e o Koivi, ambos no Xoops. Todos estes editores são bons, mas tem as suas diferenças. Aconselho testar alguns, antes de escolher o seu editor preferido.

Este artigo continuará em breve, e focaremos outros pontos ainda mais importantes na escolha de um bom sistema de gerenciamento de conteúdos. Subscreva ao nosso feed na lateral do site que será informado assim que isto acontecer. Você pode também seguir-me no Twitter e ficar a par de todas as actualizações que faço.

Qualquer comentário a este artigo deverá ser deixado na secção sobre sistemas de gestão de conteúdos do fórum INFomoz.

(Visited 29 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.