A ideia básica do sistema era a gestão de funcionários de qualquer instituição, no que se refere á férias e faltas. O sistema teria a responsabilidade de controlar o período de férias de um dado funcionário, de acordo com as disponibilidades de recursos humanos do sector em que ele trabalha e as faltas e pedidos de dispensa requisitados ao longo do período laboral em questão. Todas as restrições necessárias para o sistema poderão posteriormente ser configurados pelo administrador.
Sendo um módulo para Xoops, o sistema será baseado em tecnologias web, que traz todas aquela possibilidades que todos nós já conhecemos, como o controle remoto do período de férias, o que será muito importante para instituições não centralizadas. Mas para o seu funcionamento, será necessário instalar o sistema de gestão de conteúdos no seu servidor. Assim, todas as outras funcionalidades que o Xoops oferece para instituições poderão ser aproveitadas pela instituição em questão.
No início do desenvolvimento deste sistema, eu não tinha muito conhecimento das ferramentas que ia usar, já que era o primeiro projecto Xoops envolvendo codificação em que eu me envolvia, nem mesmo conhecimentos mais profundos sobre o processo de desenvolvimento de sistemas de informação deste calibre. Eram só programinhas de linha de comando e janelas Swing não funcionais das aulas de programação 2! Agora, depois do Sistema de Avaliação de Docentes que estou a desenvolver, junto com alguns colegas, e que envolve Xoops e algoritmos mais complexos, vejo uma necessidade de revisão da estrutura básica deste sistema, principalmente na integração com os recursos do Xoops.
Então, antes de continuar com o desenvolvimento, farei uma revisão do pouco que já tinha escrito, para uma melhor integração com as ferramentas e funções já oferecidas pelo Xoops, como por exemplo o cadastro de usuários, que será fundamental para o sistema de gestão de férias, mas deve ser usado com muita cautela, para evitar funções desnecessárias.
Brevemente apresentarei os resultados da revisão deste sistema, que irá começar pelas tabelas do banco de dados. Mas enquanto isso não acontece, pode verificar o código existente no Google Code , apesar de estar muito mal documentado. Agora que conheci o PHPDocumentator, prometo ser mais eficiente na codificação!
Desenvolvimento do sistema de gestão de férias de funcionários
(Visited 40 times, 1 visits today)









Comentários Recentes