Criando o sistema de arquivos para o sistema de gestão de férias de funcionários

196 0

Estão disponíveis na secção de downloads do Techmoz uma série de materiais de apoio para o auxiliar na construção de um módulo em Xoops, porque afinal de contas o nosso sistema não vai passar de um módulo para Xoops, que acrescentará ao sistema as funcionalidades de gestão do tempo de dispensa dos seus usuários, de acordo com o tempo de registro no sistema(ou site se preferir), e também alguns critérios adicionais. Então acho bom você acompanhar o projeto se pretende criar um módulo em Xoops e não sabe como fazer.

Vamos então criar o nosso módulo para o site Xoops, seguindo as regras já estabelecidas. Antes você terá que baixar a última versão do Xoops disponível aqui no Techmoz, e instalar o sistema. Para instalar o Xoops, como ele é escrito em PHP e MySQL, precisaremos de um servidor com suporte a estas duas tecnologias, nada que o pacote XAMPP não dê conta do recado. Se nunca havia instalado nenhum sistema de gerenciamento de conteúdos, saiba que o processo é muito simples, e com o tutorial que eles trazem você será capaz. Se mesmo assim ainda tiver dificuldades, poderá esperar mais alguns dias que irei publicar aqui mesmo no Techmoz um artigo especial falando do assunto.

Já com o site Xoops instalado, aconselho também escolher um tema que você considere definitivo para o sistema, só para dar um ar mais agradável durante o desenvolvimento. Vamos então criar o sistema de arquivos para o nosso módulo. Hoje apenas criarei os diretório e o arquivo principal de um módulo Xoops, e daqui a alguns dias virei com a criação do banco de dados, o que possibilitará a instalação do módulo.

Criando os diretórios para o sistema

Um módulo para o Xoops possui alguns diretórios fundamentais e outros adicionais, mas aqui criaremos todos os diretórios, para o caso de ser necessário no futuro.

Já com o site instalado, na raiz do site existe um diretório módulos. É neste diretório que trabalharemos em quase todo o nosso projeto. Você poderá notar dentro deste diretório alguns outros diretórios, como por exemplo o profile e o system. Cada um dos diretórios ali presentes representa um módulo. Você poderá certificar isto visitando a administração do site que você acabou de instalar.

Então para criar o nosso sistema, que é um módulo para Xoops, teremos que ter o próprio diretório para o nosso módulo, e então desenvolver o módulo dentro deste diretório. Criaremos um diretório com o nome férias, para lá dentro criarmos os diretórios do módulo. Abaixo estão todos os diretórios que teremos de criar para o nosso sistema, incluindo uma breve descrição da sua importância.

Admin– Aqui ficarão os recursos da administração do sistema. Só os administradores terão acesso a estes recursos

blocks-Aqui ficarão funções que poderão ser integradas em outros sistemas que a empresa poderá desenvolver.

Class-Classes que poderão ser usadas em muitos arquivos diferentes

images-As imagens do módulo. Afinal imagens sempre dão um ar mais agradável a qualquer sistema.

Languages-As línguas serão definidas neste diretório.

Languagesportuguesebr– Este diretório é especifico para a lingua portuguesa, pois iremos construir o nosso sistema nesta língua. Depois iremos criar os outros diretórios. Isto é importante para a internacionalização dos módulos.

Sql-Diretório que irá conter as definições do banco de dados.

Templates-Aqui ficarão os templates do módulo. Templates é que definirão o visual d

Assim criamos a estrutura básica do nosso sistema, em termos de diretórios. O próximo passo é começar com o desenvolvimento do módulo. Iremos começar com o banco de dados, para o qual já definimos a estrutura. Então no próximo artigo voltaremos a falar do banco de dados, focando desta vez na criação do mesmo.

(Visited 25 times, 1 visits today)