Curso de Programação em Python aula 15 – Orientação a objetos(Introdução)

180 5

Curso de Programação em . Orientação a objetos(Introdução)

Este artigo faz parte do curso de programação em Python do Techmoz. Para acessar outras aulas do curso, por favor visite o índice do curso de programação em Python.

Objetivos da aula

  • Conceito de orientação a objetos

Nesta parte você ficará a conhecer os principais conceitos do maior paradigma de programação atual, a Programação Orientada a Objetos.Na introdução do curso nos dissemos que Python era uma linguagem de programação orientada a objetos, mas também podia-se programar de forma imperativa, lembra-se??? Pois então vamos entrar agora na melhor parte de Python. É aqui onde você vai começar a decifrar os principais módulos e APIs que usam Python, como o Blender, Pygame, VPython, Django(este está quente!!!) entre outros. Resumindo, para você poder ‘mexer’ com as APIs Python recentes, ou criar projetos mais interessantes, é importante conhecer( e dominar) a orientação a objetos.

Mas o que é orientação a objetos?

Para ‘tentar’ explicar o que e orientação a objetos( foi um dos conceitos que eu mais tive dificuldades em entender), vou usar os exemplos do manual do Josué Labaki, o que trata de objetos na realidade: Imagina que queres criar uma aplicação que cuida da alimentação de um Zoológico, o programa poderia ser assim:

1.comprar bananas 2.esperar o meio dia 3.servir a banana</pre>

Se as suas variáveis são macacos, nenhum problema! Mas o Zoológico possui além de macacos, os Elefantes(que não se contentam com uma banana), os morcegos(que não comem ao meio dia, acho eu!), os leões( que nem sequer comem bananas)….Ai tínhamos de criar uma aplicação destas para cada animal!Mas usando a orientação a objetos, você poderia fazer:

Alimente-se!

Ai cada animal responderia a esta ordem da sua maneira, come se quiser, o que quiser e quando quiser!A orientação a objetos funciona basicamente desta forma: Os componentes do programa são considerados objetos, cada um com as suas propriedades(atributos) e comportamentos(métodos). Os objetos podem comunicar-se entre si dentro do programa, ser criados e destruídos ao longo do mesmo, etc. Você perceberá melhor a orientação a objetos ao longo do curso, vendo os exemplos…Por isso siga logo para a próxima aula onde começaremos a ver os conceitos básicos da orientação a objetos, que são as classes e objectos em PythonAté Breve!!!

(Visited 25 times, 1 visits today)