Django é um framework para o desenvolvimento de aplicações web, escrito em Python. E por ser escrito em Python, o objectivo principal do Django não podia ser outro senão fornecer aos desenvolvedores uma ferramenta que tornasse o desenvolvimento de aplicações web algo simples e rápido. Na verdade o Django traz um novo conceito de desenvolvimento de aplicações web, que um desenvolvedor familiarizado com PHP, como eu, não conhecia, e nem sequer sabia que existia!
Um dos primeiros factores que normalmente se verifica antes da adopção de um projecto open-source(O Django é Open-Source), é a comunidade de desenvolvimento. Django possui uma comunidade tão activa, que é quase impossivel passar-se um dia sem nenhuma novidade do Django. Existem comunidades para tudo em Django, desde desenvolvimento até centro de empregos e trabalhos open-source, e em quase todos os idiomas, ou pelo menos em Português e Inglês, que são os que mais nos interessam.
Falando exactamente da parte pratica, o Django possui um sistema de compartilhamento que possibilita o reaproveitamento de códigos de um projecto para outros. Sendo um framework bem organizado, Django já possui praticamente todas as funções básicas de uma aplicação web configurada, como a autenticação de usuários.
O sistema do Django é muito fácil de entender, pois é baseado no popular MVC(Model-View-Controller), o que faz com que o desenvolvimento compartilhado se torne ainda mais fácil. A parte do design do projecto está completamente separada da parte da programação Python em si, e Django usa o seu próprio sistema de templates para o design.
Pode saber mais sobre o Django visitando o site da comunidade Django do Brasil.






Comentários Recentes