Google Analytics: Como reduzir a taxa de rejeição

293 0

Finalmente, consegui reduzir a taxa de rejeição do meu site e do meu Blog. Para quem ainda não está dentro do assunto, taxa de rejeição é um indicador do Google Analytics, capaz de avaliar o interesse do leitor pelo conteúdo do site. Se um leitor entra num site por uma determinada página, gosta do conteúdo, provavelmente ele irá ler outras páginas, isso gerará uma taxa de rejeição igual a 0, mas se o leitor entra por uma determinada página e não gosta, nem vai precisar ver o conteúdo de outras páginas, foge logo, o que gerará uma taxa de rejeição igual a 100. Nem preciso dizer que quanto menor a taxa de rejeição, mais interessante é o conteúdo do seu site para o leitor.

Andei trabalhando estes dias, com o objectivo de reduzir a taxa de rejeição do diário da Informática e mais recentemente do portal INFOmz, meus grandes projectos ativos no momento. Os sites não são nenhum mercado informal em termos de visitas( algo em torno de 100 visitantes únicos por dia!!!), mas mesmo assim me preocupei com a taxa de rejeição, pois isto indica o quanto estou melhorando em termos de qualidade dos meus artigos. Vou mostrar aqui alguns procedimentos que usei para conseguir reduzir a taxa de rejeição que em Maio estava nos 75-90% e agora dificilmente chega a 10%!!!

Primeiro o mais importante é melhorar a qualidade dos artigos. Nisto eu sinto que estou a melhorar, vendo por outros indicadores como o numero de votos no diHITT, minha principal rede de divulgação. Agora meus artigos estão recebendo mais votos, o que para além de tudo traz mais motivação para o editor( eu nesse caso!).

Depois outro factor importante é colocar os links posts relacionados no final de cada artigo, pois o leitor quando termina a leitura de certo artigo, e gosta do seu conteúdo, normalmente procura por outro ali mesmo no site( olhando em todos os cantos, barras de navegação, tudo isso a procura de um link para o próximo artigo a explorar), e se colocarmos um conjunto de links logo ali onde ficarão os seus olhos quando terminar a leitura do artigo, facilitamos muito a sua vida; o leitor vai clicar no link vai lendo o outro artigo, e outro, e outro,etc. reduzindo muito a sua taxa de rejeição.

Outro método é linkar posts entre si, por exemplo, se vai falar de um assunto já tratado no site, é sempre bom colocar um link para o outro artigo, no qual tratou este assunto. Se a taxa de rejeição for baixa, de certeza o numero de impressões de página será alto, o que indica que mais anúncios serão mostrados ao leitor( se usa Adsense ou algo parecido).

Provavelmente a taxa de rejeição do meu blog irá subir novamente nos próximos dias, pois como estou em processo de promoção do meu portal, quase sempre coloco uma parte do artigo lá e depois um link veja o artigo completo que leva o leitor para o INFOmz, fazendo com que ele deixe o blog sem sequer visitar outra página. Mas isso poderá mudar, se eu criar um sistema que fará com que os links dos artigos do blog abram sempre numa nova aba, o que colocará os dois sites a disposição do leitor.

Outro factor a ter em conta na taxa de rejeição, é qual a fonte de tráfego que gera maior taxa de rejeição, o que pode ser um grande indicador de optimização e divulgação do seu site/blog, mas isso fica para um próximo artigo, pois este já está grande demais…

(Visited 19 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.