Hoje decidi falar um pouco de um trabalho profissional que eu fiz usando PHP e MySQL. Infelizmente, por ser profissional eu não posso disponibilizar o código-fonte aqui no INFOmz, devido aos direitos que foram passados ao cliente. Vou neste artigo falar dos detalhes do projecto, bem como das ferramentas escolhidas para a realização do mesmo. Falarei dos motivos que me levaram a escolher cada uma das ferramentas, daí, este artigo poderá servir de exemplo para quem quiser fazer algo do gênero.
Críticas são sempre bem vindas, quer pelos comentários, email ou então no nosso fórum onde já existe uma secção preparada para isto. Para escrever algo no fórum ou deixar os comentários aqui, terá de se cadastrar no site. O cadastro é rápido e simples.
O Projecto
O projecto consistia em desenvolver um banco de dados para armazenar os resultados de um inquérito que o cliente realizou. Havia também a necessidade de criação de uma interface amigável para a inserção dos dados, bem como de relatórios que iriam mostrar os resultados de acordo com certas condições.
As ferramentas
Quando me falaram do projecto, sendo uma aplicação relativamente simples, eu fui logo separar as ferramentas possíveis de usar, olhando para as vantagens e desvantagens de cada uma. Para uma aplicação com interface amigável e banco de dados, o Java e o Visual Basic eram as principais ferramentas possíveis de usar, pois estou mais familiarizado com elas. Poderia usar Python, criando uma interface com o Boa Constructor, mas isso ia precisar de algum tempo para eu aperfeiçoar os meus conhecimentos em relação ao wxPython,etc.
Mas pelo tempo curto que tinha, nenhuma destas ferramentas era a adequada, então optei pela mais simples: O PHP!
Com o PHP eu podia desenvolver mais rapidamente a interface, ainda o facto de PHP ser a linguagem mais simples quando o assunto é conexão com banco de dados MySQL. A esta altura já deve ter notado que o banco de dados escolhido foi MySQL. A escolha do banco de dados não foi muito difícil, pois depois de escolher a linguagem de programação, o banco de dados é naturalmente escolhido. Se a linguagem a usar fosse Python, então SQLite seria a escolha adequada, PHP rima com MySQL, e assim por diante.
Escolhidas as ferramentas de desenvolvimento, era altura de se analisar o ambiente de execução da aplicação. PHP precisa de um servidor para ser executado-Apache foi o escolhido- MySQL também precisa de um servidor para ser executado. Conclui que devia usar o XAMPP, pois ele já possui ambos os servidores(Apache e MySQL) integrados. PHP precisa de um browser para ser visualizado. Então o Firefox da Mozilla ganhou a batalha. Até o editor de código-fonte teve de ser selecionado com muita atenção, neste ramo o Notepad++ foi o vencedor.
Tudo livre- tudo open-source
Depois de escolhidas as ferramenta, era altura de verificar a disponibilidade das mesmas. Descobri então que estava usando apenas software e ferramentas open-source, o que trouxe muita alegria, pois um caso de pirataria a menos sempre faz bem a humanidade.
Hora de trabalhar
Escolhidas as ferramentas, todas open source, era a hora de trabalhar na aplicação.
A primeira coisa que eu fiz foi desenhar a estrutura do banco de dados no papel e depois passar para o código. Como ninguém quer programar hoje em dia, então fui direto ao PHPMyAdmin, me aproveitar dos recursos visuais que a ferramenta oferece. Foram necessárias 12 tabelas para a aplicação. Com os recursos visuais do PHPMyAdmin foi fácil desenhar o banco de dados.
O banco de dados já estava pronto, inclusive as relações entre as tabelas e tudo mais. Faltava a interface.A interface não passou de uma página HTML, com formulários onde os usuários pudessem introduzir os dados e ainda tabelas para os relatórios. Para simplificar possíveis atualizações da aplicações, separei o código PHP do HTML para arquivos maiores. Criei também um template para os menus que eram comuns para todas as páginas e uma folha de estilos(CSS). Foram necessários 24 arquivos, sem contar com as imagens que foram usadas para o estilo.Enfim, a aplicação concluída em uma semana e já está a ser usada pelo cliente.
Aqui ficou uma lista de ferramentas que pode usar nas suas aplicações.
Comentários Recentes