Bem, vou começar esclarecendo alguns conceitos que podem não estar bem claros para alguns leitores. Widgets são os famosos elementos de páginas em blogs do blogspot. Usuários do WordPress, por exemplo, estão mais acostumados com este termo em relação aos do blogspot, pois até o tempo em que eu abandonei a plataforma, a seis meses atrás, ainda não se falava muito de widgets no Blogspot. Falo mais do Blogspot porque, infelizmente, ainda é a plataforma mais usada por blogueiros moçambicanos , mesmo com a alta popularização do WordPress pelo mundo fora.
Mas, voltando ao assunto principal do artigo, vamos dividir o tema em duas partes, onde numa analisaremos as vantagens de ter widgets nos blogs, e na segunda as desvantagens. Depois veremos a que conlusão chegamos!
Porquê devo ter Widgets no meu blog?
Widgets, plugins, elementos de páginas, ou seja lá qual for o nome(detesto quando temos de chamar muitos nomes a uma única coisa!!), servem para adicionar funcionalidades em blogs, websites e outros. Então, alguns widgets são fundamentais para alguns blogs, e não podem ser dispensados, para o bem dos seus leitores. Posso dar o exemplo dos murais de recados que agora são comuns em blogs moçambicanos que eu visito, e que possibilitam uma rápida comunicação entre o autor e os leitores do blog.
No WordPress, temos ainda outros exemplos, como os plugins e widgets que mostram os últimos comentários nos blogs, os artigos mais recentes, mas populares, mais votados, etc. Os plugins dos últimos comentários, e das notícias recentes foram fundamentais quando ainda lutava contra os spammers no Agregador de Notícias de Moçambique, já que eu podia controlar tudo o que entrava no portal a partir destes plugins.
Porquê devo evitar excesso de Widgets no blog?
Falando dos factores negativos do excesso de widgets em blogs, vou começar pelo que mais me afecta, nos blogs que eu visito, pois afinal, o primeiro pronome pessoal é “EU”!
O problema que mais me afecta quando visito blogs, principalmente blogs moçambicanos baseados no blogspot, é o tempo de carregamento total da página. Todo o mundo sabe que a velocidade da Internet em Moçambique compete com a da tartaruga nos desenhos animados, e quando o blog a visitar contém excesso de plugins, o problema só piora. Tem dias que não consigo visualizar um blog por completo! Plugins, principalmente quando são de terceiros, tornam o nosso blog mais pesado, o que influencia no carregamento da página.
A situação piora quando os plugins são de sites de “pouca fé”, e adicionam vários elementos maliciosos aos nossos sites, fazendo abrir várias janelas automáticas(Popups e popunders), imagens ocultas e links para sites sem o nosso consentimento.
Usar Plugins próprios, ou seja, plugins da própria plataforma de blogging que estamos a usar, é mais aconselhável em muitos casos, pois a confiabilidade é maior.
A que conclusão chegamos?
Concluindo, widgets são necessários, mas o excesso pode representar um problema grave para o nosso blog. Podemos, sem saber, estar a trazer certos problemas de acesso aos leitores com menos potência em termos de internet. Então há que fazer uma verificação sobre quais plugins são realmente necessários no nosso blog, e quais podem ser descartados.
Dar preferência a widgets da própria plataforma em relação a plugins de desenvolvedores e sites estranhos é fundamental. Sempre que possível, usar plugins de sites confiáveis.
A questão agora talvez seja a de saber quais plugins são realmente fundamentais, e quais podem ser descartados. Mas isso é uma questão pessoal, que depende mais dos seus gostos e das necessidades dos seus leitores, desde que não exceda o peso do blog.






Comentários Recentes