Você provavelmente já ouviu o termo, “dinheiro não cresce em árvores”. Isto quer dizer que o dinheiro deve aparecer de algum lugar- Ele não aparece simplesmente do nada. O método de entrada dupla é o método de gravação de dados que permite que você rastreie donde vem o seu dinheiro e para onde vai. Usando o método de entrada dupla, garantimos que o dinheiro numca se ganha nem se perde, uma quantiddade equivalente é sempre transferida de um lugar para outro.
Quando você retira algum dinheiro do banco, você está transferindo ele da sua conta bancária para a sua carteira. Quando você passa um cheque para um supermercado, você está transferindo o seu dinheiro da conta ligada a este cheque, para o supermercado. E quando você deposita o dinheiro de um cheque para a sua conta bancária, você está transferindo o dinheiro da sua fonte de entrada para a sua conta bancária.
No GnuCash, estas transferências são conhecidas como transações e cada transação requer pelo menos duas contas para se realizar. Para introduzir o dinheiro gasto, por exemplo, você deverá fazer uma transferência da sua conta bancária, para a sua conta de caixa. Você pode introduzir o dinheiro gasto no supermercado, como uma transferência da sua conta bancária para a sua conta de supermercado. E depósitos de pagamentos são registrados como uma transferência da fonte de entrada para a conta bancária.
Diferentemente dos pacotes de contabilidade tradicionais, GnuCash torna fácil o processo de entrada dupla de dados nas transações. Mais tarde veremos com mais detalhes o processo de entrada de dados, mas por agora, vamos olhar de uma forma geral como ele funciona: Para uma transação básica, como passar um cheque, primeiro é necessário criar duas contas: Uma conta corrente e uma conta para despesas. Por exemplo, se você passa um cheque para um supermercado, você precisa criar tanto a conta corrente, quanto a conta do supermercado. Para gravar o cheque, simplesmente introduza uma transaç~ao para transferir o dinheiro da conta corrente para a conta do supermercado. Veja como o GnuCash se apresentará na janela de registro de transações da conta corrente:

Esta imagem mostra a entrada de dados, descrição e transferencia para o pagamento $50 para o supermercado.Nesta transação, um cheque é passado, para pagar uma conta de $50 para o supermercado. Como esta é uma transação de dupla entrada, no mínimo as duas contas são afectadas e devem fazer parte da transação. GnuCash introduz automaticamente o nome da conta corrente actual(Ativo:Conta corrente) para você, logo, você só precisa introduzir o nome da outra conta afectada(Despesas:Supermercado).
Para enfatizar o facto de que GnuCash armazena todos os seus dados como transações de entrada dupla, mudaremos a vista para a visão de diário, para ver como aparece.
A imagem acima mostra a transação diária da conta correnteObserve que nós temos uma entrada para depósito(débito) para Despesas: Supermercado, e umaentrada de levantamento de Ativos:Conta corrente.Vamos dar uma rápida visão de como esta mesma transação é apresentada na conta Despesas:Supermarcados.
Esta imagem mostra como a mesma transação aparece na conta de supermercados.






Comentários Recentes