A influência da Internet não é o único problema em causa nesta série de artigos. Temos também um problema até certo ponto muito grave, que é a fraca penetração de Moçambique na Internet. Na verdade este processo deve ser recíproco. Enquanto mais moçambicanos conseguem acesso a Internet, temos de inventar formas de o nome de Moçambique aparecer mais vezes na Internet. O que acontece actualmente, na realidade, é que o número de Internautas está a crescer, a passos de camaleão, mas está a crescer, enquanto o nome de Moçambique ainda não está a verificar muitas mudanças, pelo menos em vários “sectores” da Internet . Mas deixemos este assunto de nome para um outro artigo.
Indo para o assunto da mídia tradicional, creio que estes deviam se empenhar mais para impulsionar o uso da Internet em Moçambique, por cada vez mais moçambicanos. O facto de o índice de acesso a Internet ainda ser muito baixo, abaixo de 1%, não quer dizer necessariamente que todo o resto de moçambicanos não tem condições para acessar a Internet, seja de que forma for(quatro em cada dez africanos tem um celular e cada vez mais celulares tem tecnologias que permitem o acesso á Internet)! O que acontece, talvez seja o problema da falta de Informação destes moçambicanos sobre a importância da Internet, tanto para o desenvolvimento pessoal como para o desenvolvimento do país.
É quase impossível impulsionar o uso da Internet por meio de iniciativas dentro da Internet, pois quem está aqui, provavelmente já sabe qual a importância da Internet, e não precisa de mais impulsos! Mas canais de televisão, rádios,jornais,etc podiam muito bem contribuir para o crescimento da Internet em Moçambique mostrando todos os benefícios que a Internet trás, bem como as melhores coisas que se podem fazer na Internet. Porquê a mídia tradicional? Porque é a forma de comunicação mais comum em Moçambique, moçambicano vê televisão quase todos os dias, pelo menos nas cidades!
Grande parte dos moçambicanos( pelo menos nas cidades) tem formas de acessar a Internet, mesmo de casa, do trabalho, escolas, telecentros e até Internet Cafés. O que acontece é que não existe motivação para que façam isso, talvez porque muitos ainda não descobriram o potencial da Internet como ferramenta de comunicação. Na verdade, pela liberdade que a Internet oferece, bem como a facilidade de qualquer um poder se expressar, é que seria ideal termos mais moçambicanos a compartilharem ideias de uma forma mais simples, contribuindo para o desenvolvimento. Eu criei minhas formas de expressão, sem muito sofrimento, e cá estou, dizendo aquilo que eu acho, e propondo idéias para termos um Moçambique melhor, e todo o moçambicano pode fazer isso, desde que se lhes diga como fazer, e a mídia tradicional pode ser a emissora(ou o meio de transmissão) desta mensagem! Mesmo a partir de um celular podemos discutir em fóruns, comentar em blogs e tudo aquilo que Moçambique agradece!
Ai está um grave problema da falta de Informação: usam a Internet, mas não daquela forma que seria útil para moçambique, ou mesmo para o próprio Internauta. Quem nunca viu alguém gastar horas em frente de um computador ligado a Internet, para no fim se perguntar: o que eu estava fazendo?
O problema é que a Internet é vasta demais, maior até que o nosso próprio planeta! Tem coisas que acontecem na Internet, e que aqui não acontecem, mas quase tudo o que se faz por aqui, pode-se encontrar de alguma forma virtualizada na Internet, e se alguém não tiver a instrução necessária, corre o risco de fazer exactamente as piores coisas, aquelas que são realmente desnecessárias.
Ok, não vou terminar o artigo sem reconhecer que o processo não é tão simples assim, já que sempre existem implicações, regras, processos e outras coisas para se tomar alguma atitude na mídia tradicional, mas com um pouco de esforço, pode-se fazer muito! Também não ia terminar o artigo sem pegar um exemplo concreto, e abaixo está o exemplo do “país exemplo”: o Brasil!
O Brasil é um exemplo claro de um país que usa a mídia tradicional para impulsionar o uso a Internet e outras tecnologias úteis para o povo e para o país. Não estou a falar da Rede Globo ou da record, pois na verdade não sei se estes canais fazem isso. Mas existem aqueles canais mais pequenos, que criam documentários interessantes sobre as novas tecnologias, mostram como usar telecentros,etc. Sei que estes canais não são acessíveis daqui, mas basta uma conversa no msn para ficar a saber da maravilhas que acontecem por lá!
Alguns canais(estou a falar concretamente da STV) tiveram iniciativas destas, apresentando estes documentários brasileiros e mais, o que é de parabenizar. Não sei se isso ainda ocorre, pois comigo, televisão é só em tempo de férias no Chimoio, mais por causa de tempo, mas como sei que com a maioria de moçambicanos(estou a falar concretamente dos jovens) a rotina é diferente, e a televisão, rádios e quem sabe jornais tem uma certa aceitação, achei necessário escrever este artigo. Falta agora o artigo chegar aos olhos das pessoas certas, mas sempre chega!!!






Comentários Recentes