Análise do Portal do Jornal Notícias de Moçambique

208 2

Este artigo faz parte da série Análise de Websites Moçambicanos do INFOMoz. Você pode acessar a lista completa de sites já análisados, visitando o índice da série. Aqui apresentarei a minha opinião em relação ao portal do Jornal Notícias. O endereço do portal é www.jornalnoticias.co.mz

Muitos motivos fizeram com que este portal fosse o primeiro portal a ser analisado, e um deles é o facto de ser a partir do site do Jornal Notícias que surgiu a ideia de fazer esta análise de websites moçambicanos. É um dos portais de referência para notícias sobre Moçambique. Na verdade, é o portal de referência, se olharmos para os resultados das pesquisas do Google.

Factores positivos

O facto do portal existir, já é um factor positivo!O portal do Jornal Notícias é frequentemente actualizado, na verdade, várias notícias novas são publicadas diariamente, representando um exemplo de um magazine, em termos de frequência de actualização.Uma pesquisa no Google indicou mais de 64000 página indexadas e 600 backlinks. O Alexa indica 55 backlinks. São números bons, na minha opinião, por se tratar de um site moçambicano, mas seriam números altamente ruins para um portal de referência, em termos globais. O ranking Alexa é de cerca de 108 000, provavelmente um dos melhores sites do país em termos de ranking Alexa.

Factores negativos

Este foi um dos motivos que me fez começar exactamente com este portal: Os factores negativos.Se olharmos para o portal do Jornal Notícias em 2006, veremos que ainda não sofreu grandes actualizações visuais. Mas a Internet mudou desde lá. Surgiu a Web 2.0, e portais tem uma tendência de apresentar uma interactividade mais amigável. A pergunta: Como é que o autor deste texto conseguiu o acesso á versão de 200 do Notícias Online. Resposta: Wayback Machine: Portal do Jornal Notícias em 2006.Já afirmei que não sou nenhum especialista em design, na prática, mas posso dizer que um design melhorado para este portal não faria mal a ninguém, já que o design actual em nada lembra um portal da era Web2.0. Nos comentários, os leitores poderão dizer o que acharam de cada detalhe que eu abordo nestas reviews.Deixando o design, e entrando para aqueles que são os pontos-chave destas análises, vamos olhar para a optimização deste portal. Fazendo uma pesquisa. A começar por um detalhe que o Alexa indicou: Um redireccionamento 302, alterando o endereço de www.jornalnoticias.co.mz para jornalnoticias.co.mz. Não percebi a ideia deste redireccionamento por 2 motivos: 1. O redireccionamento certo deveria ser 301, que muda o endereço permanentemente e não 302, que é temporário; 2. O segundo endereço é inacessivel via browser, logo não percebo porque forçar o acesso por um caminho que directamente é impossivel passar. Já falei aqui no Techmoz sobre como fazer um redireccionamento.O portal possui URLs não muito amigáveis(na verdade são completamente “desamigáveis”!), o que de certeza pode atrapalhar o tráfego orgânico que ai poderia visitar. O problema de URLs amigáveis também nota-se quando alguém vê o URL do seu site e não consegue identificar o conteúdo a partir do link. Imagina se em vez de

www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/881181

As URLs do portal do Jornal Notícias fossem algo como:

www.jornalnoticias.co.mz/Ban-Ki-Moon-enaltece-papel-de-lideranca-de-Guebuza/

Portais mais recentes usam a segunda estrutura, que é amiga de visitantes e dos crawlers dos motores de busca.Me pareceu que as páginas não estão sincronizadas, ou seja, não usa um sistema de templates. Seria interessante assistir pessoalmente ao processo de actualização do conteúdo deste portal, para entender o seu funcionamento… realmente interessante.Apesar do ranking Alexa ser um dos melhores do país, vê-se que tem estado a cair, já que este portal já esteve no top 100 000. Estes rankings da Web não são exactos, mas servem como referência para a comparação de sites.O portal não possui Feeds, o que significa que subscrição via email não está facilitada. Não posso por exemplo receber actualizações via Google Reader, ou então agregar notícias deste portal no MZNotícias automaticamente(pouparia muito trabalho).Outro detalhe que eu creio ser muito importante num portal, são os comentários. Web está a ganhar da rádio e televisão por isso. Quando um leitor vê uma notícia, pode deixar a sua opinião na secção de comentários. Comentários são úteis não só para colher a opinião dos leitores, mas também enriquecem o conteúdo do portal. A título de exemplo, vejam a comunidade que se criou em torno de sites como Techcrunch, SmashingMagazine, TMZ ou se quiserem uma referência nacional, o Diário de Um Sociólogo.

O que melhorar

A melhor solução que posso dar para corrigir os problemas que identifiquei neste portal, é a alteração do gestor de conteúdos usado, que tem o nome de Berílio. Não tenho nada contra este gerenciador, na verdade, numca ví! O problema é que quando tentei visitar o portal do gestor, que está indicado no Jornal Notícias, ví que o site simplesmente não existe mais. Este é que é o problema: Quem dá suporte a este sistema de gerenciamento, se o site não existe, e provavelmente não existe nenhuma comunidade de suporte. Sugestão pessoal: Joomla, WordPress dariam um aspecto muito mais amigável e optimizado á aquele que é o portal de referência em Moçambique, apesar de eu pessoalmente, preferir a blogosfera, pelo aspecto de comunidade que se cria num blog, como o Diário de Um Sociólogo.Caso decidam escolher outro Sistema de Gerenciamento de Conteúdos, aqui vai um resumo dos aspectos a ter em consideração, enquanto a minha série de artigos sobre Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos não anda: O sistema deve ter URLs amigáveis, Suporte a RSS Feeds, Suporte á comentários, extensível com plugins e módulos, temas customizáveis, etc…. Dá para ver que estou a descrever o WordPress em primeira pessoa, ou então Joomla como alternativa(WordPress é meu conselho). Não será impossível migrar todo o conteúdo para um novo sistema de gerenciamento de conteúdos.

(Visited 115 times, 1 visits today)