Moçambique adoptou a política de censura tecnológica da China?

210 0

Parece até dia 1 de Abril mas infelizmente meu PC indica 07/04/2010, logo este artigo tem tudo para ser verdadeiro! O problema é que não se podia imaginar que restrições tecnológicas chegariam a Moçambique, pelo menos não tão cedo, como acabou de acontecer.

O que aconteceu?

Indo aos factos, estamos expressamente proibidos de acessar o Youtube e muitos outros sites. Há alguns dias atrás, todas as tentativas de aceder ao Youtube pela rede de Internet fornecida pela Universidade Eduardo Mondlane retornam a detestável mensagem: This site is blocked!  O problema não acontece apenas com o Youtube, mas alguns outros sites que testei, como para fazer download de arquivos hospedados no rapidshare.

Porque será?

Por mim, não existe justificação justificável para bloquear o acesso ao Youtube, principalmente por uma rede fornecida por uma Universidade. Hoje em dia é cada vez mais difícil estudar algo sem usar o Youtube, Os Gurus andam com cada vez mais preguiça de escrever tutoriais e fazem video-tutoriais que são publicados no Youtube. Sem acesso ao Youtube não temos acesso aos vídeos, logo, estamos literalmente tramados.É claro que os administradores podem alegar excesso de tráfego, mas se investiram na Internet como meio de investigação, deve existir alguma outra solução que não seja não permitir o acesso ao Youtube e outros sites.

Porque estou a reclamar?

Porque simplesmente eu estava a estudar astronomia, crises climáticas, etc. usando documentários publicados no Youtube, e fui obrigado simplesmente a parar com o  meu curso!

Pergunta de reflexão:

como é que melhoraremos a situação tecnológica da nossa UEM, se não nos fornecem condições de investigação?

(Visited 39 times, 1 visits today)