Novo projecto, nova linguagem de programação
Quando me passaram este projecto, os clientes logo me alertaram da complexidade do trabalho e da necessidade de formação de uma equipe para o efeito, pois seria quase impossível terminar o trabalho a tempo se trabalhasse sozinho. Então, juntamente com um amigo meu, começamos a desenhar os requisitos para a criação de tal projecto. A escolha da linguagem caiu sobre java, pois teriamos de apresentar uma interface de cadastro de dados e ainda alguns relatórios, para se avaliar os resultados do inquérito. Com Java, teriamos em mãos todo o poder do Netbeans , sem nos desviar dos termos código-aberto e multiplataforma para a nossa aplicação.
Começamos então o projecto, criamos a interface e cadastramos os dados no banco de dados MySQL criado por nós. Até ai nenhum problema. Os problemas começaram a surgir na geração de relatórios, pois sendo o primeiro projecto completo em Java, tivemos dificuldades em usar tabelas dinâmicas no Netbeans, e ainda o gerador de relatórios Jasperreports.
Um gerador de relatórios para o Java
Para a geração de relatórios, foi escolhido o Jasperreports . Na verdade, eu numca tinha ouvido falar da geração de relatórios em Java, e não conhecia nenhuma biblioteca para tal, mas isto não foi grande problema, pois conheço a biblioteca para tudo, o Google. Então foi a tal biblioteca, e com meia dúzia de pesquisas estava lá o resultado: Jasperreports, o gerador de relatórios para o Java. Não precisei pesquisar mais, pois o que se falava nas listas de discussão sobre esta ferramenta era bem animador. Foi caso de pensar que o Jasperreports era o único gerador de relatórios para o Java. Então baixei a versão para Netbeans e também a versão padrão. Passou-se ao estudo das ferramentas.
O problema dos relatórios e a solução encontrada
Infelizmente não fomos 100% felizes no uso do Jasperreports para a geração de relatórios para a nossa aplicação feita em Java no Netbeans, pois ainda não é possível gerar os relatórios directamente da aplicação. Isto só não foi um problema fatal para o projecto(ainda não), pois a responsabilidade de digitalização dos inquéritos era nossa, dai que podemos gerar os relatórios directamente do banco de dados, usando o iReport, o desgner criado para facilitar a geração do arquivo xml do Jasperreports.
O trabalho ainda não está 100% completo, mas já dá para voltar aos poucos á rotina de artigos aqui no INFOmz, bem como a criação de novos projectos online, como o MZNoticias, o agregador de notícias de Moçambique , mas este é assunto para o próximo artigo.






Comentários Recentes