Criando uma calculadora com NetBeans

394 27

Vamos neste tutorial criar uma calculadora, usando Java como linguagem de programação, que execute as operações básicas da Matemática, como adição, subtração,multiplicação e divisão, no NetBeans. NetBeans é um ambiente de programação, IDE, muito poderoso e usado para desenvolver aplicações Java e não só, pois também possui suporte a outras tecnologias de desenvolvimento como Ruby,C++, PHP e nas últimas versões tem se testado a implmentação do Python também.

Netbeans é provavelmente o ambiente mais usado atualmente para o desenvolvimento Java, competindo directamente com o Eclipse. Neste tutorial você vai aprender a usar as funções básicas do Netbeans,como inserir objectos numa janela e gerir os eventos do mesmo. Vamos usar a ultima versão atual do Netbeans, a versão 6.9.

Não vamos criar a melhor calculadora do mundo, pelo menos não nesta versão, pois a ideia é testar as funções mais básicas do Netbeans, e mostrar como usar o Netbeans para desenvolver interfaces gráficas em Java, como trabalhar com eventos, swing, etc. Quem sabe um dia melhoremos esta versão da calculadora. O tutorial tem várias páginas, e você pode pular usando o índice de navegação de páginas do Techmoz.

Download da Calculadora completa

Chamaremos esta versão de V.1.0 da Calculadora, e você pode baixar o projecto do Netbeans completo clicando no ícone abaixo. O meu ambiente de desenvolvimento é baseado no Ubuntu Linux, e caso você tenha dificuldades em continuar com o projecto no Windows, basta deixar um comentário para tentarmos solucionar juntos o problema.

Funcionalidades por implmentar

Como eu havia dito, não pretendo criar uma calculadora super, apenas alguns botões na tela fazendo alguma coisa que preste. Assim leitores iniciantes poderão acompanhar o tutorial sem muitos problemas. Aqui está a lista de funcionalidades que ficaram por implementar e alguns erros que ficaram por corrigir nas próximas versões:

  • Menu – Toda a aplicação gráfica do Windows ou Linux tem um menu, menos a nossa calculadora!
  • Organizar os botões – Os botões não estão organizados, nem em posição nem em tamanho. A única coisa que eu queria neste tutorial era pôr a calculadora a funcionar.
  • Botão de soma – Nas calculadoras normais, quando clica-se no botão da operação, o número digitado não desaparece até que se clique o próximo valor. Nossa calculadora é diferente!
  • Vírgula – A vírgula não funciona, logo não é possível brincar com números decimais, excepto os resultados que são decimais.
  • Zero á Esquerda – Todos sabemos que o zero á esquerda é irrelevante, logo deveria ser omitido automaticamente em qualquer calculadora. Na nossa não é!

Bem, fora isso, a calculadora parece funcionar perfeitamente. Então, vá para a próxima página e comece a preparar o ambiente para desenvolver a sua própria calculadora com interface gráfica, usando Java no Netbeans!

Download e Instalação das ferramentas

Netbeans

Antes de iniciarmos com o tutorial, certifique-se de que possui o NetBeans, de prefêrencia a última versão possível instalada na sua máquina. Se não tiver, saiba que o NetBeans é gratuito e pode ser obtido aqui mesmo neste portal, basta ir a secção de downloads clicando no botão abaixo. Aqui no Techmoz apenas disponibilizamos a versão para Windows, mas você pode obter a versão para linux, se for o caso, visitando o site oficial, www.netbeans.org.[download id=66 format=4]

Java Development Kit, JDK

O processo de instalação do Netbeans é o processo padrão do windows, logo você não terá muitos problemas para fazer isso. Neste ponto estou assumindo que você já possui o ambiente Java instalado e configurado na sua máquina. Isto é importante, pois o Netbeans deve ser instalado depois do JDK para facilitar a configuração. Se não também não tiver o JDK instalado, poderá obter o arquivo de instalação clicando no botão abaixo.[download id=78 format=4]Depois de instalar o JDK e o Netbeans, basta passar para a outra página para seguir com o Tutorial

Nota para utilizadores do Ubuntu

Quem usa o Ubuntu como eu, poderá obter estas ferramentas de uma forma simples. Para instalar o JDK, basta usar o apt-get, digitando o seguinte comando no terminal:sudo apt-get install sun-java6-jdk sun-java6-jreDepois é só baixar a últma versão do Netbeans do site oficial, que será um arquivo sh, e instalar usando o comando padrão para instalar arquivos sh no Ubuntu.

Criando a calculadora Java

Para começar, abra o Netbeans e crie um novo projecto, para isso vá em File–>new project. Na janela que se abre, em “Categorias”, escolha Java e em “Projects” escolha Java application e de um next.

Na segunda janela, indique o nome do projecto e a localização que achar melhor para guardar o projecto, no meu caso vou chamar ‘Calculadora’ e vou indicar o diretório que aparece por padrão na minha máquina(lembre-se que estou a usar Ubuntu 10.04). Escolha também as opções “set as main project” para que esse projecto seja o principal sempre que abrires o netbeans e “Create main class” para o Netbeans criar uma classe Main para o nosso projecto. É da classe Main que uma aplicação Java criada no Netbeans começa a sua execução, está classe contém o famoso método main() do programa. Deixe o nome da classe Main como “Calculadora.main” e clique em Finish(Note que não e obrigatorio que a classe main tenha o mesmo nome que o projecto, mas é uma boa prática).

Ai o Netbeans criará o novo projecto, com uma classe main, que será a nossa classe principal. Agora temos de criar a nossa classe Calculadora.java, que vai conter a janela com interface gráfica, para os botões, screen, etc. para a calculadora. Vamos usar os componentes do pacote javax.swing, que é mais moderno e bonito visualmente em relação a awt. para isso localize a janela projects, que provavelmente estará no canto esquerdo da Janela principal, onde se localizam os objectos do seu projecto. Clique na pasta “Source Packages” para ver o seu conteúdo e abra o pacote(Package) “Calculadora”. Clique com o botão direito do mouse sobre este pacote, para abrir o menu, escolha new–>JFrame Form, para criar uma classe do tipo Frame.

De a essa classe o nome “Calculadora.java”O NetBeans vai criar e abrir automaticamente uma nova classe, e também irá passar para o modo design, onde você pode inserir os objectos usando o mouse. Note que você pode alternar entre o modo de desenho e o de código indo em View–>Editors ou na barra que aparece acima da janela principal.

Agora vamos adicionar componentes a janela, para isso localize as Janelas Palete e properties que provavelmente(por padrão) aparecem no canto direito da Janela.

Na janela Palete, aparecem várias opções de objectos: Swing Conteiners, Controls, menus, Awt, Beans e Java Persistence. Nós vamos precisar dos componentes Swing Controls. Localize os seguintes componentes nessa janela: TextField e Button.

Para colocar estes compoentes na nossa janela só precisamos dar um clique neles e arrasta-los com o mouse até a posição desejada para a nossa janela. Faça isso, coloque 17 botões e um TextField. organize de modo que eles fiquem no formato de uma calculadora(você pode usar a calculadora do Windows como guia). Agora mude os textos dos componentes, clicando duas vezes em cada um deles e mudando os textos padrão de modo que eles fiquem com os dados de uma calculadora(Para alterar a fonte de um componente, clique nele, vá para a janela properties e escolha a propriedade font, faça as alterações que desejar e clique em OK para confirmar):

Agora nos falta configurar os eventos da calculadora, mas antes disso temos que verificar os nomes das variáveis. Quando se insere um novo componente a janela, o Netbeans atribui um nome “default” a ele, para que possamos controlar melhor os eventos temos que renomear os componentes. Note que o nome da variavel é diferente do texto que aparece sobre ele, e é o nome que utilizaremos para referenciar o objecto na hora de adicionar os códigos.

Para renomear uma variável, clique sobre ele com o botão direito do mouse e scolha a opção “change variable name”, lembrando que as regras de criação de nomes de variáveis aqui são os mesmos que em outros ambientes de programação. Então mude os nomes dos componentes da nossa janela para txtResultado(TextField), btn0,btn1,btn2,……btn9,btnDividir,btnIgual,btnMais,btnMenos,btnPonto,btnVezes e btnC(botoes respectivos).

Note que para os botões numéricos poderiamos ter usado um array de objectos em Java, o que poderia simplificar um pouco o código, mas para tornar o programa simples de entender, separaremos os botões em variáveis independentes. O próximo passo do tutorial será gerir os eventos dos botõesAgora já estamos prontos para gerir os eventos dos botões, bem como da caixa de texto. Começaremos pelos botões.

Gerindo eventos dos botões da Calculadora

Vá para o modo código e crie variáveis globais para a nossa classe, logo a seguir a declaração da classe, com os seguintes nomes: valor1,valor2,resultado, sendo todas do tipo double, para armazenar os valores introduzidos e o resultado, e uma variável inteira para o tipo de operação,usando a seguinte declaracao:

double valor1,valor2,resultado;int operacao;

Agora volte para o modo de desenho, selecione o botão 0 com o botão direito do mouse, no menu que aparecer, clique em events–>action–>actionPerformed, para configuar o evento do componente quando ocorre alguma acção sobre ele. O netbeans ira criar um método public void btn0actionPerformed(){} onde escreveremos as instruçõess a serem executadas quando algum evento ocorrer com este botão.Neste caso, ao clicarmos no botão btn0, por exemplo, ele terá que escrever no ecrã de saida o numero 0. Entao coloque dentro deste método a seguinte instrucao:

private void btn0ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt){
    txtResultado.setText(txtResultado.getText()+0);
}

Faça o mesmo para os restantes botões numéricos(incluindo o separador de casas decimais).Para os botões não numericos(sinais de operacao +,-,*,/), adicione as seguintes instruções ao método actionPerformed:

private void btnMaisaActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt){
    valor1=Double.parseDouble(txtResultado.getText());
    txtResultado.setText("");operacao=1;
}

A primeira instrução busca o valor introduzido e armazena na variável valor1. A segunda apaga o valor do ecrã de saida para que o utilizador possa colocar o segundo valor e a terceira atribui o valor 1 a variável operação para nos indicar que o utilizador clicou em soma, depois verás a lógica disto. Por agora faça o mesmo para os outros operadores, notando que para o caso de subtração a variável operação deverá tomar o valor 2, 3 para multiplicação e 4 para divisão.Para o botão limpar(C), so temos que introduzir o código para que ele apage o valor que se encontrar no ecrã:

private void btnCActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt){
    txtResultado.setText("");
}

Agora vamos configurar os eventos do botão resultado que será o responsável por calcular o resultado e mostrar no ecrã, aqui você verá a utilidade da variável operação:

private void bresultActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt){
    valor2=Double.parseDouble(txtResultado.getText());
    if(operacao==1){
        resultado=valor1+valor2;
    } else if(operacao==2){
        resultado=valor1-valor2;
    } else if(operacao==3){
        resultado=valor1*valor2;
    } else if(operacao==4){
        resultado=valor1/valor2;
    }
    txtResultado.setText(""+resultado);
}

Agora você já pode testar a sua calculadora indo em run–>run file–>run “Calculadora.java” ou simplesmente clicando em SHIFT+F6 enquanto estiver na janela da classe Calculadora.java

Terminando o projecto e gerando o executável

Para terminar o projecto, você terá que criar uma instância da classe calculadora na classe principal do projecto.Abra a classe main e no método main desta crie um objecto da classe calculadora usando a seguinte declaração:

public static void main(String[] args){
    Calculadora conta=new Calculadora();
    conta.setVisible(true);
}

Assim temos a nossa calculadora funcionando. Você pode gerar o arquivo executável da calculadora usando a função build do Netbeans, que se encontra no menu run, ou então clicando F11. Ou, se não estiver muito cansado, continue a estudar, adicionando menus, e corrigindo as falhas que foram indicadas na página 1. Se fizer isso, deixe um comentário indicando a sua versão da calculadora.

(Visited 450 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.