Creio que desta vez a guerra pela escolha do melhor hospedeiro para os meus projectos de código aberto na Internet chegou ao fim. Ao contrário do que muitos podem estar a pensar neste momento, o Sourceforge que foi o vencedor da última batalha nesta guerra não venceu a guerra! Os meus projectos de código aberto, afinal, em vez de Sourceforge, ficarão no Launchpad!O Launchpad é a solução da Canonical para a hospedagem, desenvolvimento e gestão de projectos de código aberto. Canonical é a empresa que está por trás do Ubuntu e outros projectos de peso no mundo open source.
Porquê colocar projectos open source no launchpad?
Eu tinha três soluções em mente: Launchpad, Sourceforge e Google Code. Destas, apenas o Launchpad me pareceu completo no que diz respeito as funcionalidades que eu procurava numa plataforma para o desenvolvimento de projectos: Controle de versão, Gestão de Bugs e de Funcionalidades por implementar. Na verdade o Launchpad possui muito mais funcionalidades que isso, mas não vou entrar em detalhes neste artigo.
O Google Code também oferece algumas destas funcionalidades mas no launchpad, apesar de ainda faltar alguns detalhes como a integração com o Google Analytics, as coisas estão muito bem organizadas e são muito fáceis de entender(basta saber usar o Bazaar!).
Como começar a Usar o Launchpad?
Para começar a usar o Launchpad, você precisará de estar registrado no sistema. O Launchpad usa o sistema de autenticação OpenID, o que quer dizer que se você já estiver registrado em algum outro sistema OpenID como o UbuntuOne por exemplo, poderá usar os mesmos dados para acessar o Launchpad.
Depois de ter o registro no Launchpad, poderá começar a colaborar nos projectos de código aberto, indicando bugs, solicitando funcionalidades, ajudando a traduzir para o seu(nosso) idioma,etc.
Mas o mais importante para nós que somos desenvolvedores é ajudar no desenvolvimento, fazer download de código-fonte, enviar actualizações aos projectos, etc. Para isso, precisamos usar um software de controle de versão compatível com o Launchpad. A solução da Canonical para isso é o Bazaar, um sistema de controle de versão distribuido, que com alguns tutoriais torna-se muito fácil de usar. Mas isto é assunto para um outro artigo. Por agora, basta criar a conta no Launchpad, e começar a ajudar nos projectos de código aberto que lá estão disponíveis.






Comentários Recentes