Bem vindos ao curso de Programação em PHP
O que é PHP?
PHP é uma linguagem de programação de computadores interepretada, livre e uma das mais usadas para a criação de conteúdo dinâmico para a Web.A linguagem surgiu em 1994 quando Rasmus Lerdorf criou um pacote de programas CGI para substituir o conjunto de scripts PERL que ele usava na sua página pessoal. Esse conjunto de pacotes foi chamado de Personal Home page Tools.Ao longo dos anos que passaram, o PHP foi evoluindo e trazendo várias novidades, como na versão 3 do PHP onde foi introduzido o primeiro recurso de orientação á Objectos e herança que vieram a ser aprimorados na versão 4 do PHP.Actualmente a versão oficial do PHP é 5.3, que transformou o tal pacote de programas CGI na linguagem mais usada para desenvolvimento de páginas dinâmicas para a Web.
Características do PHP
O foco básico do PHP é o desenvolvimento Web, embora existam variantes como o PHP-GTK que servem para outros tipos de projectos de software. Sendo assim, o maior objectivo do PHP é trazer Rapidez, simplicidade e eficiência no desenvolvimento Web. Aqui ficam algumas características do PHP
-
Velocidade e robustez
O PHP é a base para muitos dos sistemas populares que existem actualmente. A Enciclopédia Virtual Wikipédia, que aliás foi a base para esta aula, foi criada usando o MediaWiki, um software completamente escrito em PHP. Então para suportar sites da dimensão da Wikipédia, o PHP precisa ser robusto e ter uma velocidade de processamento acima do normal.
-
Estruturado e orientado a objectos
O PHP é multiparadigma, assim como outras linguagens como Python, por exemplo. Sendo assim , qualquer desenvolvedor se sentirá confortável trabalhado com PHP, pois terá a liberdade de escolher o paradigma que mais lhe agradar.
-
Portabilidade
O PHP possui versões para praticamente todos os Sistemas Operacionais usados em Servidores actualmente, o que dá a liberdade do desenvolvedor escolher o ambiente que mais lhe agradar para o desenvolvimento de aplicações para Web. Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites actualmente oferecem suporte ao PHP em seus servidores.
-
Integração nativa com o HTML
A integração do PHP com o HTML é um dos recursos que mais me impressionou quando comecei a estudar esta linguagem. O PHP pode ser imbutido dentro do código HTML usando delimitadores próprios, o que facilita muito no desenvolvimento de páginas mais simples. Assim que o projecto se tornar mais complexo, existe sempre a possibilidade de se usar templates para separar o PHP do HTML.
Vamos começar?
Existem muitas outras características e vantagens do PHP em relação á outras soluções para o desenvolvimento Web, mas eu não gosto de criar artigos muito longos. Então vou parar por aqui, na esperança de já o ter convencido a seguir mais esta jornada no campo do aprendizado, o que o levará a acompanhar detalhadamente as aulas deste curso de programação em PHP.Em caso de dúvidas, basta usar a secção de comentários de qualquer uma das aulas, ou me enviar por email ou então seguir o @infomoz no Twitter que estarei ao seu dipor.Aproveite que o artigo terminou para se inscrever no RSS Feed do Techmoz, para assim receber actualizações por email sempre que eu criar uma nova aula ou publicar outro artigo de interesse.Até já…






Comentários Recentes