Linhas gerais do projecto Chisimba

181 2

Este artigo foi publicado por mim no blog da Comunidade Chisimba da Universidade Eduardo Mondlane

Bem, demorei a interagir aqui, porque alêm de outros problemas permanentes, não consigo acessar nenhum site no servidor da UEM usando a rede da inmoz(www.inmoz.co.mz). A CIUEM podia começar por ver isso, porque se isto estiver a acontecer com mais redes…

Indo ao projecto Chisimba, vamos começar por aquilo que já comentaram na net a respeito, para assim ver se pode-se discutir aqui também.

1. Estrutura do projecto Chsimba

Onde estão os cabeças dos projecto Chisimba? Quem são os responsáveis pelo código-fonte? Quem são os responsáveis pela documentação? Quem cuida do suporte aos desenvolvedores do core e aos utilizadores? Todo bom projecto Open-Source deve ter estes tipos, na minha modesta opinião. Pelo menos todos os projectos que eu participo, como WordPress e outros tem esta estrutura muito bem definida. Pelas pesquisas, só encontrei o Paul… que está activamente promovendo o Chisimba. Quem mais? Qual o contacto, qual o blog dele, Twitter??

2. Chisimba: Framework ou CMS??

Tentar criar uma solução global para problemas específicos não costuma ser a melhor solução do mundo. Então alguém pode especificar se Chisimba é um Framework para o desenvolvimento de aplicações ou então um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos para sistemas de e-learning?? Meu conselho é que não se tentem matar todos os ladrões com um único tiro. Um exemplo claro é o WordPress que é um CMS, e resolve todos os problemas de gestão de conteúdos. Quer um Framework? Procura o CakePHP. O Chisimba quer substituir estes dois por um só? Vamos com calma.

3. Porquê a CIUEM escolheu o Chisimba?

Ok, não sei exactalmente qual a diferença ou semelhança entre a CIUEM e a UEM, mas vamos falar só da CIUEM. Quais foram os critérios para a adopção do Chisimba? A CIUEM está no projecto desde o início? Pelo menos eu estou no Departamento de Matemática e Informática desde 2007 e só agora fiquei a saber que existe este tal projecto Chisimba. Envolver os estudantes desde o início não seria mais prático, em vez de ter de dar formação mais tarde?

Ok, dizem por aqui que o motivo da escolha do Chisimba pela CIUEM é pelo facto desta ser uma iniciativa africana, etc. etc. O que posso dizer quanto a isso é que na informática a qualidade das ferramentas deve estar acima de qualquer patriotismo ou continentalismo que se possa imaginar. Não vamos deixar de usar o computador por não ser africano. A verdade é que existem soluções mais práticas criadas lá fora, que poderiam ser muito úteis, se calhar. Depois dizem que eles é que são “racistas”.

4. O que é o Chisimba??

Na verdade esta era a única pergunta que eu queria fazer neste artigo. O que é o Chisimba? Não vou responder, para os leitores que não estão por dentro notarem que o projecto precisa ser mais organizado.

Espero ser um bom começo para uma discussão e quem sabe uma reorganização deste projecto, que por mim, poderia ser muito mais interessante.

(Visited 103 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.