This post is also available in:
English
Uma das actividades mais comuns na área de desenvolvimento web e administração de redes , é fazer o lookup do DNS de um determinado domínio. Normalmente, usamos ferramentas online como o MX-Toolbox para executar esta tarefa, mas, você sabia que pode excutar lookups de DNS directamente da linha de comandos do seu sistema operativo? E mais, sabias que esta funcionalidade está disponivel de forma nativa em sistemas Unix/Linux como Ubuntu e Debian? Pois é, neste tutorial irei mostrar como executar tais tarefas de forma simples, e ainda como tornar os outputs mais atractivos.
Usando o comando dig para executar Lookup de DNS no Linux
Em qualquer Sistema Operativo baseado no Linux, você pode simplesmente usar o comando dig para fazer Lookup de um determinado domínio:
dig hostmoz.net
O output deste comando será algo parecido como o da imagem abaixo:
Tão simples assim, executamos o Lookup do DNS de um domínio, sem precisar de nenhum serviço online! É também possivel indicar uma série de parâmetros para simplificar a resposta do comando, como no exemplo a seguir:
dig +noquestion +nostats +nocomments +nocmd hostmoz.net
Melhorando a aparência do Output usando o comando “dog”.
Se, assim como eu, também gostas de de outputs bem apresentados, você pode usar o dog, um cliente de DNS da linha de comandos disponivel de forma gratuita na internet, para fazer o mesmo lookup que fizemos a pouco com o dig. dog está disponivel para todos os principais sistemas operativos(Windows, Linux, Mac OS) e os seus executaveis podem ser baixados no fim deste tutorial. Depois de baixar o arquivo, basta colocar o executável, que se encontra na pasta “bin”, no path do seu sistema operativo. No caso de Ubuntu, pode-se colocar o executável em /usr/bin. Para usuários do Windows, podem recorrer a esta aula do curso de programação em Python para saber como colocar um directório no path do Windows.
O uso do dog é similar ao do dig, mas por padrão, o dog omite todos os detalhes desnecessários que o dig apresenta, mostrando apenas o que é relevante no seu output. Par ter informação detalhada sobre um Lookup de um DNS com o dog, basta adicionar parâmetros adicionais, como no exemplo a seguir:
dog hostmoz.net A NS MX TXT
O output do comando acima seŕa algo como na imagem abaixo:
Então, é isso, não precisamos de depender de serviços online para fazer algo simples como lookup de DNS para um domínio 😉
Você pode baixar o dog para Windows, Linux e Mac OS usando os Links abaixo
[download id=”11600″ template=”button” version_id=”11601″]
[download id=”11600″ template=”button” version_id=”11602″]
[download id=”11600″ template=”button” version_id=”11633″]
Comentários Recentes