Formas de atrair tráfego para sites sem ajuda do Google

163 2

1. Comprar Anúncios no Google Adwords ou serviços similares

A primeira solução para trazer tráfego para seu site com pouco conteúdo ou mal indexado, é a compra de links e investimentos em campanhas PPC(Paid Per Click). Estes serviços, colocam anúncios em sites da sua rede, e assim atraem visitantes para o seu site. A maior parte destes serviços cobram por cada visitante que você receber por meio destes anúncios. No Adwords , que é o maior serviço deste gênero, os preços variam de acordo com a concorrência e outros factores. Os anúncios Adwords, aparecem nos resultados das pesquisas feitas no Google e em sites inscritos no Adsense. É uma alternativa possível, para atrair tráfego, mas o investimento pode não valer a pena algumas vezes.

2. Compra de Links com outros webmasters

Outra forma de atrair tráfego para sites que não conseguem tráfego orgânico nos motores de busca, é a compra de links em outros sites e blogs. Os preços variam de blog para blog. Este processo pode ser feito de duas maneiras:

  1. Você contacta os donos destes sites directamente, acertam os preços, as formas de pagamentos e todos os outros detalhes das negociações
  2. Usar um serviço de venda de links para anunciar em sites e blogs daquela rede. Esta forma pode ser segura, mas sai relativamente mais caro, pois além do webmaster dos sites onde o seu link será colocado, o seu dinheiro deve incluir a comissão para os serviços que servem de mediadores para esta venda.

Pessoalmente considero esta opção melhor que a primeira em certos casos, pois provavelmente internautas preferem clicar num link deste tipo do que num anúncio Adsense. Esta opção varia de acordo com a sua audiência e com o tipo de conteúdo do site onde aparecem os seus anúncios. Mas serviços de PPC ganham vantagem quando não conhecemos o tipo de tráfego dos sites onde vamos vender nossos links, pois como ai pagamos por cliques, não corremos o risco de pagar para nada!

3. Redes sociais

A participação em redes sociais pode também garantir um bom tráfego para seus sites que não conseguem se posicionar bem nos motores de busca. Se você for um participante muito activo em alguma rede social, dando ideias constructivas e ajudando os outros, provavelmente os outros membros irão querer saber mais sobre você, visitando o seu perfil, etc. Se em algum lugar da rede social tiver um espaço para colocar o endereço do seu website, então terá uma boa fonte de tráfego para ele, divulgando assim, os seus negócios. Considere participar mais em redes sociais que falem de um assunto semelhante ao que o teu website, apesar do pouco conteúdo e pouca actualização, aborda.

4. assinatura em fóruns e emails

Aliada ás redes sociais, estão as assinaturas. Quase todos os serviços de emails mais populares possibilitam a assinatura no fim das mensagens que você envia. Isto também ocorre em alguns fóruns de discussão. Esta é uma boa alternativa para divulgar seu website para a sua rede de contactos, aumentando assim o tráfego.
Como eu disse para o caso das redes sociais, também não adianta colocar na assinatura dum fórum que fala sobre um assunto X, um link para um website que fala de um assunto Y, pois provavelmente os participantes não estarão muito interessados neste assunto. Então, mais uma vez, é importante participar activamente em fóruns que falem de assuntos semelhantes aos do seu website, e ter uma rede de contactos com quem troca emails, composto por pessoas que partilham interesses semelhantes aos seus.

5. Ter um blog interligado ao site

Esta é a minha escolha em termos de divulgação de sites baseados em tecnologias que não se posicionam bem em motores de busca e são difíceis de manter actualizados, como flash, por exemplo. Na verdade o flash, é excelente para criar sites com um bom design, mas em termos de funcionalidades….. sem contar o facto da maior parte dos sites feitos em flash, demorarem muito a carregar, e visitantes não gostam de esperar muito, nos dias de hoje!
Ter um blog ligado ao seu site, é  o que acontece com mais frequência actualmente. A ideia é criar um blog sobre sobre um assunto que esteja relacionado aos objectivos do seu site, e sempre que possível colocar links para o mesmo. Provavelmente o seu site em flash, aquele que não consegue atrair muito tráfego orgânico, vai ter uma série de produtos ou serviços que você presta, então os visitantes do seu blog, com certeza estarão interessados nestes produtos e serviços, uma vez que os assuntos são os mesmos!
Também, só vejo vantagens em ter blogs ligados á sites, ou mesmo blogs apenas. Criar um blog é simples, e não é necessário investir muito para tal( pagar $4000 USD é um absurdo, e quase inaceitável!). Segundo, manter um blog é fácil e até certo ponto agradável, basta dominar a temática que o blog aborda, e como é o mesmo tema que o seu site, produtos e serviços que você pretende divulgar, então não será nenhum problema. Pode criar blogs em ferramentas gratuitas como o blogspot, por exemplo, mas o ideal é ter um blog mais profissional, numa ferramenta amiga dos motores de busca, como WordPress.

6. Ter blogs parceiros, que sempre citam o seu site

Esta opção é para quem, por vários motivos, não consegue ter um blog ligado ao site, nem quer arriscar em investir numa campanha PPC, uma vez que os retornos nem sempre são satisfatórios. Neste caso, pode ter um ou mais blogs parceiros, que citam o seu nome sempre que escrevem sobre um assunto ligado ao assunto do seu site. Exemplo disso é o blog www.dinheirooportunidade.com, que muitas vezes cita o site www.ptservidor.com. Não sei se existe parceria entre eles, mas ptservidor tem noção que grande parte dos seus clientes vem do blog Dinheiro Oportunidade!

Então a solução aqui é encontrar um blog cuja audiência seja aquela que você pretendia atingir com o seu site, e então fazer parceria para que sempre que o blog publicar algo do seu interesse, citar o seu nome, o que com certeza vai aumentar o seu número de visitantes.

Estas dicas já funcionaram em muitos casos, mas como tudo na informática, não existe nenhuma formula mágica de atrair tráfego para um website. Experimente a que achar mais fácil, ou invente as suas próprias técnicas. O que mais interessa é ter tráfego de qualidade, que vá de acordo com o conteúdo e objectivos do seu website.

(Visited 18 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.