Ontem falei da desilusão que tive com o Flickr, serviço de compartilhamento de imagens do Yahoo!, quando me informaram que eu só poderia ter 200 imagens visíveis no meu álbum. Hoje apresento a nova alternativa, que eu creio ser a solução ideal para continuar a usar imagens aqui no Techmoz, uma vez que não posso hospedar imagens no meu próprio servidor, por causa do pouco espaço disponível e também para poupar a largura de banda.
Picasa, a solução certa
Conheci o Picasa nos tempos do Blogger, mas como me disseram que o Flickr era melhor, optei por usar o serviço da Yahoo!. O Picasa possui todas aquelas funções do Flickr que eu procurava, como a apresentação de imagens em vários tamanhos, o que facilita a incorporação no blog, um software desktop para manipular imagens e fazer uploads, etc.
Os tamanhos de imagens que o Picasa gera são 144px, 288px, 400px, etc. Este era um dos pequenos detalhes que me faziam não usar o Picasa, pois em alguns dos meus blogs eu uso imagens de 240px e 500px, que são geradas pelo Flickr. Não gosto de redimensionar manualmente imagens. Para o Techmoz o problema ficou para trás, uma vez que faço uploads de imagens com exactamente 500px, e posso usar o tamanho original.
O Software desktop do Picasa é muito melhor que o do Flickr, na minha opinião, e além disso, está disponível para Linux, que é o sistema operativo que uso actualmente. O Picasa desktop, por ser da Google, é muito eficiente a indexar imagens e possui integração com o Firefox. Logo que baixo uma imagem do Firefox, ela já estará dispoível para Uploda no Picasa automaticamente!
Para quem numca usou o Picasa, ele é um serviço de compartilhamento de imagens disponibilizado pela Google, que pode ser encontrado no endereço www.picasaweb.com. Também possui um software desktop para o envio de imagens, que pode ser baixado gratuitamente do mesmo endereço. É ideal para publicar imagens que usará em blogs e outros sites da Internet.
Qual o sistema você usa para alojar as imagens do seu blog, ou compartilhar imagens na Internet? Compartilhe!
Comentários Recentes