Um dos principais problemas que fazem com que um blog WordPress não carregue correctamente é a incompatibilidade dos plugins. Por isso que sempre se aconselha a destactivar todos os plugins quando vai fazer a actualização do WordPress, e dai ir activando cada um separadamente, para ter certeza que todos os plugins são compatíveis com a versão para a qual está a actualizar.
Como evitar que plugins destruam o seu blog
Outro problema comum que acontece é quando tentasse carregar um plugin antes de verificar se ele está activo. Se o plugin não estiver activo, o WordPress vai simplesmente dar um “crash” e não vai carregar! A forma mais simples de corrigir este problema é colocando o código que carrega o seu plugin dentro de uma instrução “if” do PHP. Se o plugin existir e estiver activo, será carregado, caso contrário, o WordPress não tentará carregar o plugin, e o funcionamento continuará normalmente.
Indo para um caso concreto, veja aqui no Techmoz, o plugin donations cloud, que coloca as caixas de doação que estão no fim deste post. Para que aquelas caixas aparecessem ali, tive de colocar um código PHP no ficheiro single.php para assim carregar o plugin. O código é o seguinte:
<?php echo '<li>'.dc_donation_form(false).'</li>'; ?>
E para evitar que ocorram problemas quando eu desativar o plugin, basta colocar um if antes:n
<?php if ( function_exists('dc_donation_form') ) echo '<li>'.dc_donation_form(false).'</li>'; ?>
Assim, posso desactivar o plugin e me esquecer de remover o código que carregava o plugin no ficheiro single.php, que o WordPress funcionará normalmente como se nada tivesse sido esquecido!nnSendo assim, certifique-se de sempre colocar a condição if, para verificar se o plugin existe e está activo no seu blog, antes de tentar carregar alguma função relacionada a aquele plugin. Alguns plugins já trazem a condição nos seus códigos, como este do donations cloud, só usei aqui para dar um exemplo, porque não me recordo qual dos plugins me causou este problema, mas um dia encontrarei!!!
Comentários Recentes