A evolução dos serviços de hospedagem de sites

157 2

O objectivo deste artigo é mostrar aquilo que é a minha experiência com os serviços de hospedagem gratuita de sites na internet. Mostrarei quais serviços já experimentei, os que gostei, os que não gostei, os que recomendo e aqueles que não recomendo. Antes de começar a falar da hospedagem de sites, temos de saber porquê precisamos de um serviço de hospedagem. Mas para isso, veja este artigo que fala da minha primeira tentativa de ter um site no ar.

Existem na internet vários serviços de hospedagem, já usei ou testei vários deles, e deixo a seguir uma review de alguns. A ordem dos serviços não tem a ver com a idade do mesmo, mas sim, com o tempo que eu testei.

2005

Yahoo! Geocities

No artigo que indiquei acima, citei o facto de a minha primeira página web ter sido lançada em 2005, pois é, o site estava hospedado no Geocities, o serviço de hospedagem da Yahoo. 15 MB de espaço no servidor era o que eles forneciam na ápoca. Possuia recursos para a criação de sites, como o Website Builder, mas o servidor só fornecia suporte a páginas em HTML. Quando criei o site, fui logo contar aos meus amigos e estes, disseram que não valia a pena, pois com o nome comprido que tinha, ninguém ia conseguir decorar! O endereço do site era: www.br.geocities.com/elisioleonardo89.

Homestead

Ainda em 2005, por causa do problema do nome comprido do Geocities, sai em busca de um serviço melhor, ai apareceu a Homestead, um serviço de hospedagem paga, mas que fornecia um demo de 30 dias. Ai criei o meu site www.elisio.homestead.com, que acabou expirando. Como naquela época o meu acesso á internet só era possivel a partir de serviços de internet Café(Lan House), o que era muito dificil por causa dos preços, desisti de ter um site na internet.

2007

Websamba

Em 2007 quando entrei para faculdade, passei a ter mais acesso a internet, a partir dos computadores dos laboratórios, que ficam livres quando não há aulas. Assim pude voltar a ideia de ter um site na internet. Um usuário com quem conversava( e ainda converso muito) pelo MSN, tinha um site hospedado no WebSamba( www32.websamba.com/diegorangel), também criei uma conta lá, mas nem cheguei a usar. Este site oferecia não mais de 64 MB.

Titanic Host

Como passei a usar o Microsoft FrontPage para criar os meus sites, estes passaram a ser enormes, necessitando de um espaço maior em disco, dai, voltei a caça dos serviços de hospedagem, desta vez me focando no espaço em disco, e na possibilidade de fazer upload dos sites no formato zip, pois era impossivel carregar um site daqueles arquivo por arquivo. Nesta altura ainda nem sequer conhecia o FileZilla ou outro serviço de FTP! Apareceu assim o Titanic Host: 100MB de espaço, possibilitava o upload de arquivos zip, que podiam ser extraidos no servidor. Criei o meu primeiro site que teve um número considerável de acessos: www.users2.titanichost.com/infomz.

WebNG

Como já estava habituado á rotina de procura de serviços de hospedagem, não parei no Titanic Host, e fui procurando serviços cada vez melhores. Surgiu o WebNG. 250MB de espaço. Eu não me preocupava muito com o tráfego mensal, pois sabia que dificilmente conseguiria esgotar. O WebNG tinha um sistema muito bom, que é um programa de afiliados que oferecia mais espaço em disco ou mais tráfego mensal a quem indicasse o serviço a outros usuários. Então passei a usar os dois serviços, atualizando sempre os dois sites. www.programador07.webng.com era endereço do site. O nome comprido já não era mais um problema, pois passei a usar um serviço de redireccionamento, que transformava qualquer nome de site num nome pequeno. Escolhi o nome www.infomz.vai.la.

Blogger

Nos dois últimos dois serviços, os meus sites já começavam a ter um aspecto mais profissional, apesar de ser baseado em HTML e não possuir nenhuma dinâmica. Foi dai que surgiu a ideia de implementação do Adsense. Os sites davam muito trabalho para atualizar, precisava de fazer upload/download todos os dias, e quando usava computadores sem frontpage( em Lan Houses nos fins de semana ou quando os laboratórios da faculdade estivessem muito ocupados), a situação era mais crítica. Além disso a Google lançou a história da politica de privacidade, que exigia que se colocasse um link em todas as páginas com Adsense. Em vez de colocar o link, eu tirei completamente os meus sites do ar! Então passei a usar o Blogspot, influenciado pelo Diário de um Sociólogo, do Professor Carlos Serra. Por isso dei ao meu Blog o nome de Diário da Informática. Criei também um blog para a minha turma da Faculdade, A Turma de Informática. Estes Blogs foram criados em Fevereiro de 2008, e com eles foi possivel realizar um trabalho mais dinâmico na divulgação dos meus artigos.

FriHost

O Blogger foi uma solução muito boa para o problema da atualização constante de sites, mas, como programador, sentia a necessidade de ter um ‘site de verdade’, onde eu pudesse ter acesso a todo o código fonte do mesmo. Como um professor já havia me apresentado o php e Mysql, que requerem servidores especializados para hospedagem, então os termos de pesquisa no Google mudaram de ‘Hospedagem gratuita’ para ‘hospedagem gratuita php mysql’, e dentre muitos resultados que apareceram o único que funcionou naquela altura foi o FriHost, que oferecia 50 MB para hospedagem php e ainda um banco de dados mysql. O maior problema do FriHost era o facto de não possuir suporte a FTP e nem sequer a upload de arquivos zip. Como eu pretendia criar um site usando CMS, Joomla mais precisamente, abandonei o meu novo site em alguns dias.

000webhost

Com a desilusão do Frihost, já havia desistido de hospedagem gratuita, e estava até entrando em contacto com uma empresa nacional de hospedagem, quando apareceu na primeira página do dihitt a seguinte informação ‘Serviço que te paga por hospedar gratuitamente o seu site php/mysql’. Era o 000webhost, com um plano perfeito, que eu numca tinha visto antes: 350 GB de espaço, 2 bancos de dados, 100 GB de tráfego e ainda um Cpanel e acesso FTP. Não perdi a chance, fui logo criar uma conta. Eles permitem que um usuário tenha mais de um site na mesma conta, por isso criei vários. Até agora uso este serviço e não pretendo trocar( Talvez por um com espaço ilimitado!). Atualmente tenho os seguintes sites hospedados neste servidor:

www.mbila.net78.net

www.manica.nweb44.net

www.jornaldopovo.net78.net

Já não uso mais o Blogger para manter meus sites, porque agora conheci o WordPress, que é muito melhor, e eu sempre gostei  de estar com os melhores!

2009

Pre-lude

Passei a usar hospedagem profissional, forneceido pela pre-lude, uma empresa brasileira que para além de ser barata, ainda é muito eficiente, não deixando a desejar.Agora uso um servidor profissional, com Cpanel, múltiplos domínios, múltiplas Bases de dados MySQL, suporte garantido e muito mais…Infelizmente, o plano que contratei não é dos melhores, pois só tenho 300MB disponíveis. O tráfego é de 30GB, muito suficiente até agora.

(Visited 33 times, 1 visits today)

Elisio Leonardo

Elisio Leonardo is an experienced Web Developer, Solutions Architect, Digital Marketing Expert, and content producer with a passion for technology, artificial intelligence, web development, and entertainment. With nearly 15 years of writing engaging content on technology and entertainment, particularly Comic Book Movies, Elisio has become a trusted source of information in the digital landscape.