Bem vindos á primeira aula de programação em PythonEste artigo faz parte do curso de programação em Python do Techmoz. Para acessar outras aulas do curso, por favor visite o índice do curso de programação m Python. Qualquer dúvida ou sugestão relacionada a esta aula, poderá ser deixada nos comentários, no fim desta aula.
Objectivos da aula:
- Instalação e configuração do interpretador
- Apresentação do ambiente
Como já foi dito na introdução, para poder rodar um programa em Python na sua Máquina tens de ter o seu interpretador instalado, porque Python não compila os programas mas sim vai interpretando a medida que eles vão sendo executados. Então vamos começar por instalar o interpretador Python que já vem com uma IDLE proprietária imbutida. Mas você não é obrigado a escrever os seus codigos na IDLE, pode usar qualquer editor, desde que salve com a extensão .py. Eu pessoalmente prefiro usar o editor de textos do Blender, porque ai eu crio programas executáveis facilmente.
Instalando o interpretador do Python no Windows
Baixe o setup do Python clicando nos icones no fim desta aula e instale ele na sua plataforma. Ao instalar, deixe que o Windows coloque os arquivos no diretório que vem por padrão, provavelmente c:/pythonXX/ onde XX é a versão do Python que estiver instalado. A melhor opção é escolher a versão 2.6, ou então, se você não possui previlégios administrativos na sua máquina, use a versão Portable do Python, mas assim, não poderá configurar o ambiente.
Depois de instalar, abra a linha de comando do Windows e escreva nele (python), se você for um sortudo, o Windows irá abrir o interpretador do Python, o que significa que toda a configuração já foi feita automaticamente. Se der um erro, então terás que configurar o interpretador manualmente.Para isso dê um clique com o botão direito do mouse em “Meu computador(my computer)”, e vá em “propriedades(proprerties)”. Levante o botão “avançado(advanced)” e clique em “variáveis de ambiente(environment variables)”. Na janela “Variáveis de sistema(system variables)” escolha a variável path e clique em edit. Agora é só acrescentar o endereço do interpretador nesta variável(Se você seguiu os meus conselhos, este endereço será: c:/pythonXX), antecedido de ponto e virgula “;”. Nós fizemos isso para que o Windows saiba onde encontrar o interpretador sempre que chamarmos por ele na linha de comando.
Agora tente novamente invocar o Python pela linha do comando. Se algo der errado, repita os procedimentos com mais atenção.Se tudo der certo, e abrir uma janela preta com umas escritas,parabéns, lhe apresento o interpretador do Python. Mas não se preocupe com o ambiente, este é só o interpretador de console. O melhor ainda está por vir.
Agora vamos experimentar o interpretador do Python.
Note que na ultima linha aparece o simbolo “>>>”. Ele indica que você pode escrever lá o seu comando.Eu não disse que o Python interpretava os seus programas na hora!!!, vamos provar isso. Experimente escrever uma expressão Matemática estilo “2+3” e dar um “enter”, Você vai notar que aparecerá na linha seguinte o resultado.(Ah! Viva!! Você acabou de economizar uma fortuna em calculadora!!!).
Agora vamos conhecer o verdadeiro ambiente Python. Para isso vá em Start-Programs-pythonXX-Idle(Python GUI). Se o seu Windows estiver em português, é só traduzir os endereços .Ai abrirá uma janela. É ai onde você poderá escrever os seus programas. Mas isto é para a próxima lição, onde faremos o nosso primeiro programa.Baixe os recursos desta aula usando os links abaixo:
Python 2.x [download id=”10617″ format=”4″]
Python 3.x [download id=”10619″ format=”4″]
Nos vemos na segunda aula do curso de programação em Python.
Comentários Recentes