O começo…

118 3

A indústria dos jogos virtuais, com todos os seus encantos e decepções, tal como ela é hoje, surgiu lá para as dêcadas de 50, quando o mundo vivia o medo da Guerrra Fria. Na verdade, o surgimento dos primeiros jogos virtuais, foi impusionado pela própria Guerra Fria. Os países envolvidos neste ambiente tenso, com medo do que poderia surgir a qualquer momento, investiam bilhões de dólares em tecnologias que garantissem a sua segurança. Profissionais de tecnologia eram impulsionados á inventar cada vez mais, inovar. Mas o que acontecia realmente, é aquilo que até hoje representa a maior parte dos profissionais de tecnologia: Vontade de se divertir. Daí surgiram estas invenções aparentemente sem sentido algum, que são os vídeogames. Quem diria que o medo da guerra fosse capaz de trazer algo tão inovador para a humanidade!

Tennis for Two foi o a primeira experiência com interactividade virtual
Tennis for Two foi o a primeira experiência com interactividade virtual
A primeira experiência com interactividade virtual deu-se em 1958, quando o físico William Higinbotham, que na altura trabalhava para o governo dos Estados Unidos, criou o jogo Tennis For Two. O jogo surgiu de uma pequena brincadeira que o físico fazia com um osciloscopio. Antes disso, já existiam várias ideias de se usar dispositivos electrónicos para fazer jogos, e até já havia surgido em 1952, uma simulação do jogo da velha em computador.O jogo Tennis For Two era simples demais para a nossa época, mas quando foi lançado, era uma experiência inacreiditável. Uma simulação de pixeis que representavam uma bola, a rede e todas as regras básicas de um jogo de tennis. A imagem já mostra o aspecto visual deste jogo. O autor não chegou a criar nenhuma patente para o jogo, por isso o jogo não é considerado uma revolução na indústria. Um detalhe interessante, é que o primeiro jogo para computador foi criado antes mesmo do homem conquistar o espaço côsmico!Durante os anos 60, os computadores ainda eram usados em Universidades para fins profissionais, como ferramentas para cálculos complexos de Matemática, Física, Química e outras disciplinas que poderiam existir. Não se tinha pensado ainda em usar computadores para entreter as pessoas. Nem músicas, nem vídeos e muito menos games em computadores poderiam se imaginar.
Spacewar, o jogo que  ocupava míseros 2KB!
Spacewar, o jogo que ocupava míseros 2KB!
Em 1961, foi apresentado o jogo Spacewar, criado por estudantes do MIT, com o objectivo de apresentar o computador Programmed Data Processor-1(PDP-1), famoso na época, por ser tão pequeno, que tinha o tamanho de uma geladeira. Spacewar foi inspirado na corrida espacial dos anos 50 e 60.O PDP-1 na realidade não tinha muita graça, além do seu “pequeno” tamanho. Era mais uma máquina calculadora complexa, que era usada para cálculos e planilhas e custava $120 000 dólares. A ideia era criar algo engraçado com aquele conjunto de chips.Assim como Tennis For Two, Spacewar era simples, mas comparativamente com o primeiro, este era mais inovador. Duas naves lutando num espaço, onde tinham balas, um emissor de gravidade, que tanto ajudava como atrapalhava a jogabilidade. O jogo, na versão completa, ocupava apenas 2KB de memória. Spacewar foi desenvolvido gradualmente, a jogabilidade foi melhorada e o jogo implementou as explosões. Outra inovação que o Spacewar trouxe foram os Joysticks. O jogo foi tão popular, que há quem diga que foi o primeiro a espalhar a doença do vídeogame pelo mundo.O autor original de SpaceWar, Steve Russel, não chegou a lucrar com este jogo, pois o código-fonte era distribuido livremente aos interessados que tivessem um PDP-1, mas muitos são os que tiraram grandes vantagens do Spacewar, em termos económicos.[indicelivro id=2276]

(Visited 17 times, 1 visits today)